A Revolta do Vintém..


Oiiee!!!
Sei que está tarde para fazer um post, é que hoje o dia fooi muito corrido e só tive tempo para postar agora que cheguei da escola....
Sei que está um pouco maçante esse negócio de manifestações e protestos,mas tive que vir trazer um pouco de aula de história e mostrar pra vocês uma curiosidade de mais de 130 anos atrás que tem muito a ver com os acontecimentos dessa semana...

Vocês já leram sobre a revolta do vintém??


A Revolta do Vintém foi um protesto ocorrido entre 28 de dezembro de 1879 e 4 de janeiro de 1880, nas ruas do Rio de Janeiro, capital do império brasileiro, contra a cobrança de vinte réis, ou seja, um vintém, nas passagens dos bondes.
Quase 5 mil manifestante se posicionaram em frente ao campo de São Cristóvão, para exigir a diminuição da taxa cobrada pelo transporte público.

Os revoltosos foram contidos pelas autoridades policiais e permaneceram a espera de uma resposta do jornalista republicano Lopes Trovão, um dos principais lideres do protesto. O imperador prometeu negociar, a fim de resolver a disputa, mas Trovão rejeitou o seu pedido e convocou a população, através do jornal Gazeta da Noite, a reagir contra a medida imperial.
Aos gritos de "Fora o vintém" a população iniciou o movimento de rebelião.
Desgastado, o ministério caiu, tendo o novo ministério revogado o tributo.
Menos de 10 anos depois, o Império caiu e o Brasil se tornou uma Republica.
E pensar que toda essa mudança no país começou com um aumento no transporte público...o aumento de um vintém nas passagens dos bondes. 
Não é interessante?

Carla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Link que eu retribuo :))