Trabalhando com Pixels no paint

Vocês devem ter visto na web, que muitas blogueiras, estão aprendendo a mexer com pixels, para fazer sua propia favicon. Mas muitas delas usam programas profissionais, ou pelo menos mais complexos.  Então se você é daquelas(es) que não sabe o que é pixel e não sabe mexer no photoshop ~como eu~ siga minhas dicas.

O que é pixel?
Pixel o  é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
Como foi dito,um pixel é o menor ponto de uma imagem, sendo essa formada por milhares de pixel, dependente seu tamanho.Pra quem quer ter uma favicon personalizada e têm paciencia, trabalhar com pixel pode ser um ponto a mais, na hora de ter um blog personalizado.

1 pixel equivale á um quadradinho do seu desenho
nesse caso eu dei o zoom 5 vezes para a vizualização ficar melhor.
Para trabalhar com pixel é nescessario muita atenção, pois não pode haver nenhuma linha torta, caso ao contrário o desenho sairá sem formato. Vejam na imagem a seguir, onde esta em vermeho é o erro.
No caso da montagem de um desenho os lados tem de ser iguais, e conter o mesmo numero de quadradinhos como nesse circulo.




Para ficar mais facil  irei ensiná-los a fazer uma favicon ~através dos pixels~ no paint 2007.

Como o tamanho de 1 pixel é muito pequeno,recomendo que ao abrir o paint você selecione a lupa, e clique cinco vezes ou mais sobre a imagem em branco.

Agora iremos,ajustar o tamanho de 1 pixel para cada quadradinho ~se está estapa não for realizada, cada quadrado terá mais de 1 px~ Então você deve clicar sobre o lápis e logo após ajustar a expessura no menor tamanho.


Feito isso você deve ir montando o desenho pontinho por pontinho, lembrado que cada lado deve ter o mesmo numero de pixels, no meu caso resolvi fazer um coração bem simplisinho.
Depois é nescessário que você pinte a parte interna do desenho para isso, basta selecionar a cor e a opção lata de tinta, que fica ao lado do lápis.
Uma observação é que muitas pessoas pecam na hora da finalização e esquecem de colorir a borda do desenho, por iso volte a configuração de 1px, e selecione uma cor para pintar a borda.
No meu coração eu resolvi colocar um efeito de brilho, para isso utilizei a cor branca ,e o vermelho para a borda é mais claro que o do preenchimento
Depois da finalização,ele irá ficar num estilo totalmente colorido, sem aquela borda preta, não ser que seja intencional.

Você irá salvá-la em formato png. e redimensioná-la no tamanho de um favicon que é 16x16, logo você ira notar que os quadradinhos são imperceptiveis.  .

Lembrando que quanto maior o numero de pixels utilizados na sua imagem, maior ela será.

Espero que vocês tenham entendido o tutorial, que está bem mais explicado do que muitos que eu vi em outros blogs. 
Se você estiver disposto(a) a trabalhar com pixels, depois me mostre os resultados, estou ansiosa.
Não reblogue, fazer um tutorial da trabalho. Se quiser que os outros aprendam, apenas linke o meu blog, que eu indicarei o seu.
Beijos.

2 comentários:

  1. Muito bom o tutorial Carla,muito útil e super explicadinho!
    Beijos
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou danii.
      Estou esperando pra ver um feito por vcê.

      Excluir

Deixe seu Link que eu retribuo :))